02/08/2009

Logo da Jornada Mundial da Juventude 2011

Apresentado Logo da Jornada Mundial da Juventude 2011 Madri

Representa os jovens unidos pela fé formando uma coroa mariana


MADRI, quinta-feira, 30 de julho de 2009
Foi divulgado o logo que representará a próxima Jornada Mundial da Juventude (JMJ2011), programada para Madri, de 16 a 21 de agosto de 2011.
Seu autor José Gil-Nogués, desenhista gráfico espanhol, explicou que o fundo do desenho simboliza “jovens de todo o mundo que se unem para celebrar sua fé junto ao Papa, ao pé da Cruz, e formam a coroa de Nossa Senhora de Almudena, patrona de Madri”.
Na coroa, continua dizendo o criador, destaca o “m” de Maria, também inicial de Madri, lugar do encontro.
A Cruz, sinal do cristão, preside o encontro do Papa com os jovens, que fazem visível com seu testemunho o tema da JMJ: “Arraigados e Edificados em Cristo, Firmes na Fé”.
A mensagem do logo, acrescenta, “é uma catequese, uma oportunidade de evangelização: o caminho rápido e seguro para chegar a Cristo é a Virgem Maria, Mãe de Deus e dos homens. Os jovens têm, na fé de Maria, o exemplo e o modelo para chegar a Cristo e cumprir a finalidade prioritária da JMJ: dar a conhecer ao mundo sua mensagem”.
Sobre a forma, o desenhista esclareceu que “o símbolo possui um traço espontâneo e firme, como a juventude do século XXI. É próximo, afável, aberto. Alegre, descontraído e positivo”.
“O uso de uma paleta de cores quentes (vermelho, laranja e amarelo) transmite um calor inconfundível, sinal de identidade de uma cidade como Madri, de um país como Espanha. Estas cores são reflexo também do ‘calor divino’, do Amor trinitário”, declara.
O logo foi escolhido através de um concurso restrito a desenhistas gráficos profissionais.
José Gil-Nogués (Valência, 1971), jornalista e desenhista, recebeu numerosos prêmios e seu trabalho foi publicado e exposto nos cinco continentes.
Apoio das autoridades nacionais e locais
Dom César Franco, bispo auxiliar de Madri e coordenador geral da preparação da JMJ, explicou na coletiva de imprensa de apresentação que “A JMJ Madri 2011 conta com o apoio completo do governo da Espanha, da Comunidade de Madri e da Prefeitura da capital, que ofereceram a colaboração pública para este evento, que atrairá para Madri e Espanha muitos jovens de todo o mundo”.
Prevê-se uma participação entre um milhão e meio e dois milhões de pessoas, entre 18 e 29 anos, de quase todos os países do planeta.
Novos caminhos de comunicação
Santiago de la Cierva, diretor de comunicação da JMJ, assinalou que a base para a organização e a comunicação será a página web e as redes sociais, que são o melhor caminho para chegar aos jovens.
Pode-se ver o logo na página web da arquidiocese de Madri:http://www.archimadrid.es

--
Diogo Victor Rocha
"Operário exclusivo do Senhor e da Sua Vinha."
Comunidade Católica Shalom - Missão Rio de Janeiro

Nenhum comentário: