08/04/2009

Semana Santa e Diálogo



Nos próximos dias, celebramos a Semana Santa e, em especial, o tríduo da instituição da Eucaristia na Última Ceia, a paixão e morte do senhor Jesus Cristo e sua gloriosa Ressurreição. Nos países de tradição cristã, estes dias convidam a todos para renovar a gratidão a Deus pelo mistério da salvação. As comunidades cristãs procuravam ao longo da Quaresma intensificar a oração, a penitência e o dever fraterno da caridade em preparação ao maior evento de nossa fé: a vitória de Cristo sobre o pecado e a morte. 

O fruto desta semana é, em primeiro lugar, de conversão pessoal, pedindo a Deus que perdoe nossas faltas e nos ajude a corrigi-las, para vivermos sempre mais o mandamento do amor, a "vida nova" que a Ressurreição de Cristo nos alcançou e nos concede. Há, também, um fruto a promover no nível da convivência fraterna, não só no âmbito familiar, mas nos relacionamentos na sociedade. 

É necessário avançarmos em direção a um entendimento melhor no seio da sociedade. O espírito cristão de fraternidade e o relacionamento próprio de cidadãos devem nos levar a formas de diálogo mútuo e compreensão para obtenção conjunta das metas do bem comum. A justiça e a paz caminham juntas. 

O que constatamos, no entanto, está bem distante dessa compreensão. No mundo inteiro, as tensões acabam gerando conflitos e ressentimentos que tornam mais difíceis a promoção da concórdia e do bem comum. 



Nenhum comentário: